Cintura Alta: Como surgiu e quais as atrizes do cinema antigo usaram

quarta-feira, 3 de março de 2010
Olá!!
Esse post de hoje se originou com o comentário da Bianca, nesse post aqui, em que falo sobre Cintura Alta. A dúvida dela era quais atrizes do cinema antigo usavam cintura alta.
Muito se fala da cintura alta, formas de usar, modelos de saias e etc (inclusive o post citado acima era sobre isso), mas apesar de já ter me feito a mesma pergunta, nunca tinha parado para pesquisar como a cintura alta 'nasceu'.

Com a dúvida da Bianca, achei interessante pesquisar não só as atrizes que a usavam, mas como ela surgiu e como influenciou a moda da época.

Achei um texto bem completo sobre isso :

"Em um passeio pela história da moda, percebemos que a utilização da cintura alta vem mesmo de longe. No século XVII, quando as mulheres ainda nem pensavam em usar calças, os vestidos usavam muito pano, destacavam os seios e apertavam as cinturas firmadas por sufocantes corseletes. No século seguinte, após a Revolução Francesa, a moda quis negar o estilo que a nobreza adorava. Os vestidos passaram a ser soltos, leves e simples. Surgiu a chamada cintura império, localizada logo abaixo do busto.

Foi no século XX que o umbigo começou a aparecer. Com o final da Primeira Guerra, o vestuário passou por profundas mudanças. As mulheres se tornaram mais independentes. Os comprimentos das saias subiram e as cinturas passaram a ser mais baixas. O estilo melindrosa marcou a década de 20. A cintura alta voltou com tudo no final da Segunda Guerra Mundial. As mulheres queriam mudar, era o fim das roupas rígidas e pesadas dos tempos difíceis. Nesta época, surgiu o New Look de Christian Dior, que trouxe de volta os vestidos de tecidos finos, marcando cinturas finíssimas e acentuando os seios com corpetes. Outro ícone da época, a estilista Coco Channel também acinturou elegantes tailleurs, saias e vestidos.

Nas décadas seguintes, a cintura continuou subindo e descendo. Os anos 70, lembrados pelos hippies e pela geração paz e amor foi marcado pelo sucesso das calças saint-tropez. Na década de 80, a cintura voltou para o lugar. A partir da década de 90, a cintura alta praticamente desapareceu do guarda-roupa feminino."

Fonte: O Guaruçá.



Esse texto cita Coco Chanel e Christian Dior. Chanel lançou a calça de cintura alta nos anos 20, mas a cintura marcada tomou conta do vestuário das mulheres com o New Look, em 1947, deste último estilista- Christian Dior. Mais algumas informações sobre o "New Look":

"Em 1947, Christian Dior apresentou sua primeira coleção, batizada de "New Look" pela redatora da revista "Harper's Bazaar" americana, Carmel Snow. Ao contrário da moda prática de Chanel, o "New Look" era, basicamente, composto por saias amplas quase até os tornozelos, cinturas bem marcadas e ombros naturais. Era a volta da mulher feminina e elegante.

O New Look foi um conceito revolucionário uma vez que resgatava a feminillidade da mulher, aclama a grandiosidade da vida e da existência humana e devolvia vida às pessoas: tudo que o mundo pós-guerra necessitava. Além de causar fascínio pela sua elegância e luxo, o conceito do New Look vinha carregado de extravagância e exagero: vestidos tradicionalmente feitos com 5 metros de tecido , agora usavam até 40 metros. Isso também ajudou a repercussão do conceito permitindo encerrar a mentalidade do racionamento no pós-guerra."

Fonte: Almanaque Folha On Line e Wikipédia




Históri da Moda de Cintura Alta: Coco Chanel História da Moda: New Look Dior com cintura marcada
Chanel e sua calça de cintura alta;
Imagem básica do New Look de Christian Dior.



E as atrizes do Cinema que já usaram cintura alta:

- Audrey Hepburn

Audrey Hepburn e saias de cintura alta


- Brigette Bardot


Brigitte Bardot e saias de cintura alta

- Debora Kerr

Debora Kerr e saias de cintura alta


- Elizabeth Taylor

Elizabeth Taylor e saias de cintura alta


- Grace Kelly

Grace Kelly e saias de cintura alta


- Lauren Bacall

Lauren Bacall e saias de cintura alta


- Rita Hayworth

Rita Hayworth e saias de cintura alta


Achei interessante ver essas fotos pois percebe-se que era um jeito totalmente diferente de se usar a cintura alta... Alguns eram com as blusas bem fechadas e as saias lá no tornozelo.. Outro eram usados com blusas do estilo 'top', aparecendo parte da barriga. Já na época da Rita Hayworth, as pernas já começavam a ficar de fora.

Podemos ver que muitos estilistas se baseam no passado e reiventam a moda, de forma moderna e de acordo com a atualidade. Tendências vem e vão... Mesmo que demore 20 anos para voltar, como no caso da cintura alta....

Adorei conhecer um pouco mais sobre história da moda, tema que ainda conheço muito pouco.. E vocês, gostaram !?

12 comentários:

Related Posts with Thumbnails