Escova Definitiva: Vantagens e desvantagens + Minhas impressões

terça-feira, 7 de junho de 2011
Continuando os meus relatos sobre escovas(já falei das progressivas aqui), hoje vou falar sobre Escova Definitiva.

No meu caso, eu apenas conheço a definitiva X-tenso da L'oreal, cujo princípio ativo é o Tioglicolato de Amônia.
Em geral, todas as escovas definitivas utilizam esse princípio ativo em sua composição para realizar o alisamento dos fios.
  • Antes de fazer a X-tenso, meu cabelo estava assim:

Cabelos antes escova definitiva

Apesar de na foto não parecer muito, ele estava com muito frizz, ressecadíssimo e com as ondas meio disformes.

Minha amiga tinha acabado de fazer a X-tenso e o cabelo dela tinha ficado lindo(e ela faz até hoje, continua bonito e super natural, ninguém diz que ela tem alisamento), então pedi a indicação da cabeleireira dela e fui fazer também.


Marquei um horário com a cabeleireira e, depois de 4 horas(demora mesmo!), ela tinha terminado de fazer a definitva.

Depois disso, é necessário ficar 3 dias sem lavar o cabelo e também sem prender(e nem colocar atrás da orelha por exemplo)...  
Isso é importante seguir, pois se prender ou fizer algo de diferente no cabelo, ele pode ficar bem marcado.


  • E, depois de lavar, meus cabelos ficaram assim:

cabelos lisos depois da escova definitivacabelos lisos depois da escova definitiva




Definitivamente melhorou muuuito meu cabelo! 
Apesar de ser uma química meio forte, foi muito bem feita e a cabeleireira soube fazer na "força" certa para o meu cabelo..

Eles ficaram muito lisos, super naturais, com muito brilho e todos os frizz sumiram, porque acredito que os frizz eram uns fiozinhos tão finos que não tinham peso e subiam.. Mas com a escova defintiva, eles ganharam peso e se comportaram..rs


Sem falar que eu lavava e ele simplismente secava liso e lindo.. Mesmo se eu saisse na maior ventania com eles molhados! 
E nem pentear o cabelo eu precisava, acordava de manhã com eles super comportados e lisos! (Lógico que mesmo assim eu penteava as vezes né? hehehe )


Escova definitiva cabelos vistos por trás


Apesar de ter adorado o efeito(não apenas eu, mas como todo mundo adorou), na parte da franja eu não gostei.. 
A franja ficou totalmente lisa, meio sem balanço(diferente do restante do cabelo, que ainda tinha balanço).. Eu colocava a franja para o lado e ela não ficava, caia na minha cara..rs E foi a única parte do cabelo que ficou com as pontas meio retas demais.. Acredito que por ser uma parte curta, deu para perceber melhor isso.

Por isso, se eu fizesse novamente(coisa que não farei, vocês saberão o porquê mais abaixo), eu faria em todo o cabelo menos na franja.. Que aí acho que optaria por seca-la com o secador quando lavasse.

Mas, com o tempo, eu comecei a enjoar um pouco dele estando "lisão" o tempo todo... Pois eu adoro umas ondas, um balanço, sabem?! Então resolvi que não iria fazer novamente.

Aí é que começa a parte "chata".. A escova definitiva só sai quando o cabelo cresce! Não é que nem escova progressiva que sai com o tempo... 
Resultado: tive que esperar aproximadamente 1 ano e meio pra ter meu cabelo ao natural de volta..

Nesse tempo, deu para disfarçar bem pois minha raiz do cabelo é lisa e sem volume... mas para quem tem a raiz mais ondulada ou cacheada, ficaria bem estranho nesse meio tempo.

Mesmo tendo a raiz lisa, ainda ficava meio estranho.. vejam só:

Cabelos com escova definitiva com a raiz crescendo


Então para quem quiser manter a ED, o ideal é retocar de 3 em 3 meses em média...


Já no meu caso, que quis deixar crescer, vejam só como ficou quando a raiz já tava bem grandinha: (nessa foto tinha +/- 8 meses depois de eu ter feito a ED)

cabelos com escova definitiva depois de 8 meses


Mesmo sendo a discreta a diferença, pois meu cabelo é meio liso na raiz, aí na foto dá para perceber que no meio do comprimento dele, ele fica ondulado e nas pontas está bem mais liso.

Tirando esse fato, eu tenho ótimas impressões sobre a X-tenso.


Vejam:


  • Vantagens:

- Cabelos com um liso bonito
- Efeito natural (se for bem feita)
- Muito brilho
- Liberdade total com os cabelos e o secador(depois de lavar, é só deixar secar naturalmente que ele seca liso)


  • Desvantagens:

- Não é aconselhável outras químicas, além do tioglicolato de amônia.. Ou seja..dependendo do estado do cabelo, não se deve fazer mechas
- O custo é alto (para cabelos longos, a média é de R$ 500,00)
- Manutenção deve ser feita de 3 em 3 meses
- A química só sai com o crescimento do cabelo (se você não quiser mais a escova defintiva, terá de esperar seu cabelo crescer para que ela saia totalmente - leva em média 2 anos)
- Se for mal feita, o efeito no cabelo pode ser muito artificial

  • Faria novamente?
- Acredito que não, simplismente pelo fato de gostar do meu cabelo levemente ondulado, com um pouco mais de balanço.. Mas se gostasse de usar eles lisos sempre, com certeza faria novamente!




Então, eu aconselho fazer a escova definitiva se você tem certeza que quer o seu cabelo sempre liso, mesmo daqui a alguns anos..

E também aconselho a não economizar nisso: escolha um bom profissional, compre bons produtos para fazer uma manutenção em casa, pois como é química forte, resseca os cabelos.



E você? Já fez?! Tem vontade de fazer?! Conta para mim nos comentários! =)




40 comentários:

Related Posts with Thumbnails