Cabelos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Qual escolher?

terça-feira, 13 de outubro de 2015
Olá meninas, tudo bem com vocês?

Quanto tempo que eu não passo por aqui, né? A rotina está super corrida, mas como tem surgido muuitas novidades e eu tenho testado vários produtos legais e com ótimos efeitos, resolvi reviver o blog contar para vocês e, claro, receber mais dicas das minhas queridas leitoras!

Bom, quanto aos cabelos, meus gostos não mudaram muito: continuo sempre querendo fazer mechas e ficar mais loira! haha A última vez que fiz foi em maio e, como já faço há muito tempo, o cabelo estava ficando cada vez mais ressecado e as pontas estavam até meio "palha". Apesar de fazer meus tratamentos regulares (usava a Masquintense [resenha aqui] 1 x na semana e reconstruía 1 x por mês), percebi que teria que intensificar o tratamento para poder retocar as mechas sem detonar ainda mais o cabelo, Foi aí que pesquisei no Google e encontrei algumas pessoas falando sobre Cronograma Capilar. Achando a ideia ótima, resolvi aderir e tem um mês que estou seguindo e gostando bastante dos resultados! 

Poder dos tratamentos capilares

Falarei sobre Cronograma Capilar no próximo post, por que antes de entrar no assunto, achei interessante diferenciar os 3 três tratamentos que vão aparecer no cronograma: Hidratação, Nutrição e Reconstrução, para que você saiba perceber qual desses o seu cabelo precisa. 

O cabelo pode demonstrar que precisa de diferentes nutrientes/tipos de tratamentos, a partir das características que apresenta: O cabelo pode estar com frizz, frágil, se partindo, ressecado, poroso, desbotado, sem vida, sem balanço, sem brilho, com muito volume.. Enfim, o cabelo pode estar com diferentes características e cada grupo deles demostra o tipo de tratamento que ele está precisando... Então vamos lá descobri o que é melhor para cuidar de cada característica?

Quando hidratar os cabelos

Hidratação: 
        Quando o cabelo precisa? Quando o cabelo está sem brilho e ressecado.

    Objetivo: hidratação vai repor a perda de água dos fios, que é o que causa ressecamento do fio. Observe que aqui estamos falando de cabelos ressecados e não extremamente prejudicados, danificados, com as escamas abertas. 

      Principais componentes hidratantes:  Glicerina Vegetal, Bepantol, Extrato de Plantas Botânico, Proteína Elastina e Colágeno, Panthenol, Aloe Vera, Silicones, Vitaminas, Proteína de aveia, Proteína de arroz, Proteína da Seda, Proteína Hidrolisada da Soja, Proteína Hidrolisada do Milho.


Quando e como nutrir os cabelos
Nutrição:
        Quando o cabelo precisa? Quando o cabelo está poroso, com frizz, desalinhado (meio "farofado").

          Objetivo: Nutrir é fazer a reposição lipídica, o equivalente a "alimentar os cabelos".

     Principais componentes nutritivos: Manteiga de Karité,  Manteiga de Cacau, Manteiga de Cupuaçu,Manteiga de Abacate, Manteiga de Macadâmia, Manteiga de Tutano, Manteiga de Murumuru,  Manteiga de Argan, Óleo de Coco, Óleo de Oliva, Óleo de Abacate, Óleo de Tutano, Óleo de Karité, Óleo de Argan. e Ceramidas.


Quando e como reconstruir os cabelos
Reconstrução:
        Quando o cabelo precisa? Quando o cabelo está frágil, se partindo, está elástico ou quando você fez alguma química capilar (luzes, tintura, escovas progressivas, definitivas, etc).

         Objetivo: Como o próprio nome já diz, significa reconstruir os fios (estrutura interna), através da reposição de proteínas fibrosas (queratina, que é composta por 19 aminoácidos diferentes) que são  perdidas. Pela  ação do  sol, poeira,  ação mecânica  como pentear, lavar, escovação, secadores ou por ação química como alisamentos, tinturas, descoloração, etc.).

   Principais componentes reconstrutores: Queratina, Cisteina, Creatina, argimina, colágeno, proteínas e aminoácidos de trigo.

Imagens: Google


Espero que tenham gostado e no próximo post falarei efetivamente sobre o cronograma capilar, aguardem! 

Assinatura blog Tai

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails