_ GIF Black Friday 468X60

Receita de Sexta: Cupcakes de chocolate com cobertura de chocolate

sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Sempre achei interessante cozinhar, mas nunca tinha me aventurado muito nesse assunto: sempre fazia o básico (massa à la spoleto, brigadeiro, brownie de pacote e por aí vai).

Mas cada vez mais cozinhar vem se tornando um hobby pra mim! Tenho adorado fazer novas receitinhas, tenho adoraaaaado ver programas que envolvam culinária (Top Chef, Hell's Kitchen, Homens Gourmet) e sempre percebo que variar e inovar o cardápio do dia-a-dia pode ser muito fácil e simples!

Sendo assim, vou inaugurar essa nova tag aqui no blog: Receita de Sexta! Que vai ser super simples: as receitas que eu experimentar e aprovar serão postadas aqui numa sexta-feira, para quem quiser experimentar também aproveitar o fim-de-semana para fazê-lo. Imagino que não será toda sexta a frequência dos posts, mas pelo menos 1 sexta ao mês irei atualizar aqui com um dica de receita/culinária!

Vamos inaugurar a primeira "Receita de Sexta" em grande estilo: com uma receita deliciosa de Cupcake de chocolate!




Eu achava que cupcakes eram complicadinhos de fazer, mas boa notícia: é super fácil! A receita é beeeem simples de se fazer e, como eu não gosto daqueles cremes que normalmente se colocam em cima dos cupcakes, optei por fazer uma cobertura de chocolate para colocar em cima. O bom dessa cobertura é que ela é maravilhosa e nada enjoativa! Então não precisam ficar com medo, pois a receita não fica nenhum pouco enjoativa!









Segue a receita:


Rendimento: 9 unidades grandes, se feito em forma de cupcakes (Na receita original está 12, mas das 2 vezes que já fiz, sempre deu 9 ou 10). As formas de cupcakes vocês podem encontrar em lojas que vendem artigos para festas (inclusive já vi em papelarias) e também em lojas de descartáveis em geral.

Ingredientes:

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 xícara de chocolate em pó

- 1 xícara de açúcar

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 1 pitada de sal

- 1 xícara de leite

- ¼ de xícara de óleo

- 1 ovo

- 1 colher de chá de essência de baunilha



Modo de preparo:

Unte as forminhas e separe. À parte, misture a farinha de trigo, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente, junte ao leite, o óleo, o ovo e a essência de baunilha. Una as partes - o líquido e a mistura inicial - de uma só vez e mexa suavemente. Não é necessário bater a massa, o objetivo é que ela fique irregular mesmo. Derrame a massas nas forminhas até 3/4 da altura. Asse e vigie. Sempre testando o ponto com o palito.

Acima: Até que altura deve ser derramada a massa crua
Minhas obs: Na receita não vinha nem o tempo e nem a temperatura do forno. Eu assei (na sorte rs) +/- na temperatura de 210º por +/- 30 minutos, mas aí pode variar de forno pra forno, fiquem sempre de olho no teste do palito!


 Outra obs importante é com relação às forminhas: quando fiz com apenas 1 forminha, vazou tudo e ficou quase um bolo! Por isso, agora faço sempre com 2 forminhas "coladas": ao invés de separar 1 por 1, separo de 2 em 2. Aí da certinho!



Já para a cobertura, fiz essa receita aqui:



Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de açúcar


 Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo sempre
Quando ferver, abaixe o fogo e continue mexendo de vez em quando até atingir o ponto de cobertura
Pode-se despejar sobre o bolo enquanto a cobertura ainda estiver quente, ou pode esperar esfriar também
Quando a cobertura esfria, ela fica ainda mais cremosa
Ideal para nega maluca

Informaçães Adicionais:
Demora um bom tempo para a calda engrossar.
Tanto que parece que não vai dar certo, mas tenha paciência porque dá, e fica maravilhosa!
 



Espero que vocês tenham gostado! Quem tentar fazer pode contar pra gente nos comentários! :)









2 comentários:

  1. Priscila Lins disse...:

    Também adoro cozinhar e assistir programas sobre! Ainda não fiz cupcakes, mas sua receita parece bem fácil ;) Quero testar!

  1. Camila Faria disse...:

    Eu amo cozinhar Taíssa e os cupcakes fazem muito sucesso aqui em casa!

Related Posts with Thumbnails
GIF Calçados Femininos 728X90